Wednesday, October 11, 2006

CURRICULO


Rute Maluma começou aos 5 anos com Ginástica Rítmica. Teve formação de Dança Contemporânea. Tem frequentado workshops de diversos tipos de dança e de Yoga. Nos últimos anos dedica-se intensamente à Dança do Ventre. Tem formação regular, em Portugal e no estrangeiro, com alguns dos melhores professores, mestres e bailarinos do mundo! Tais como Farida Famy (professora e bailarina egípcia, uma lenda viva!), Shokry Mohamed (considerado o melhor mestre egípcio), Raquia Hassan (uma das bailarinas mais importantes do Egipto), "Os Músicos do Nilo" (família de músicos egípcios, ciganos que seguem tradições milenares na música, canto e dança), Eva Chacón, Núr Banu, Mohamed Elmasseri, Paula Lena, Prisca Diecridch, Myriam Szabo, Ana Swierk, Faddua Chuffi, Jillina (das belly-dance superstars, Annie Nganou, Rachel Brice (das belly-dance superstars e uma das melhores bailarinas de dança do ventre tribal do mundo! Actualmente).
Estuda percussão árabe com o professor Américo Cardoso.


Fez parte do grupo Elmasseri, grupo dirigido pelo professor Mohamed Elmasseri. Juntos produzem e leccionam regularmente workshops de Dança do Ventre, Dança com Véu, com Bastão, com Sagat, Folclore Egípcio...

Actualmente, lecciona em vários locais e dá aulas particulares. Bem como, mater-classes e workshops por todo o país. Participa frequentemente em espectáculos colectivos e individuais (salas de espectáculo, festas temáticas, eventos, passagens de modelos, etc). Dançou no Santiago Alquimista, Budda-Bar, Karnart, BBC....
É frequentemente convidada por outros artistas a participar nos seus espectáculos.

Convidada pela Luísa Amaro (mulher e música que acompanhou à guitarra Carlos Paredes, nos seus últimos 20 anos de vida), para um projecto musical e dança. Fizeram parte também os músicos: Américo Cardoso (um dos principais percussionistas portugueses) e Miguel Carvalhinho.

Participa regularmente nos espectáculos Encores, criado pelo guitarrista de renome internacional Custódio Castelo, e pela fadista Margarida Guerreiro. Rute Maluma, dança algumas músicas, nomeadamente a Afrodite, criada especialmente e inspirada na bailarina.


Rute Maluma, é Licenciada em Design. Pinta, tendo participado em exposições colectivas. A destacar, a exposição, no Espaço Karnart. Participaram outros artistas, como: Cutileiro, Fernanda Fragateiro, Rui Chafes, Nuno Sena...

Convidada pelo encenador Jorge Fraga, para colaborar na criação do cenário da peça O Magnífico Reitor, da autoria de Freitas do Amaral, actuação de: Raul Solnado, Rui Mendes, Ana Bustorff, entre outros; no Teatro da Trindade. Bem como a Cenografia e Design Gráfico da peça A Boda, com encenação de Jorge Fraga. Esta peça esteve em cena no Fórum Romeu Correia.

Fez o workshop de Produção e Promoção de Espectáculos, no Fórum Romeu Correia, em Almada. Orientado por: Miguel Abreu (autor e coordenador geral do Guia de Artes do Espectáculo - Teatro e Dança) e Rita Sousa Guerreiro (produtora da CASSEFÁZ), convidados: Mónica Almeida (Teatro Taborda) e Madalena Vitorino (CCB).

Convidada pelo produtor Luís da Matta Almeida para participar como actriz, na Curta-metragem: Vulgares, no papel de Mariana (única personagem feminina). Vulgares tem já presença garantida em 15 dos mais importantes festivais internacionais de animação; será também projectada em Portugal. Luís da Matta Almeida (da Zeppelin Filmes), foi também o produtor da curta-metragem A Suspeita, de 1999. Filme português de animação de volumes, galardoado com 26 prémios em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais, entre eles o Cartoon D'Or 2000 para o Melhor Filme de Animação (o mais importante galardão europeu para a animação).